28 de fevereiro de 2010

Dias de medo

27 mil vezes a bomba de Hiroshima
900 vezes mais forte que o registrado no Haiti
30 bilhões de dólares aproximadamente para reconstruir o país
5º maior terremoto já registrado em toda a história
Mais de 700 mortos e infelizmente vai subir e muito o número nos próximo dias

Os número por si já falam o impacto que o país sofreu. Foi realmente assustador! Não há outra palavra melhor para descrever o que passei durante quase 1min e meio.

Às 3:34h, ainda acordado, sinto um pouco o chão tremer (estava tranquilo pois já havia sentido isso algumas vezes antes nesses quase 2 meses de intercâmbio). Começou devagar e foi aumentando muito rapidamente. O lustre do quarto começou a balançar bem forte, livros começaram a cair na minha cabeça, assim como outros objetos e quando sinto que é hora de sair da casa, quanto tenho a sensação de que o mundo vai acabar (tive essa real sensação!) ouço gritos, gente descendo assustada pela escada e uma senhora me abraça chorando e me fala: "Até aqui vai a nossa vida meu filho". A energia acaba, coisas continuam a cair e me sinto literalmente em um barco no meio do oceano em uma tempestade sem fim.

Bom, muito se fala no Brasil sobre o terremoto mas pouco se fala que depois do forte terremoto tiveram mais de 80 réplicas em menos de 2 dias, ou seja, a terra tremeu mais de 80 vezes e o mais forte chegou a 6,1 graus. Seria algo como 4 tremores por hora desde o terremoto.

A cidade está tentando voltar a normalidade mas ainda vai demorar semanas para que volte.

O metrô ainda não opera normalmente
Há poucos ônibus na rua
Hoje de manhã caminhei pela cidade e via facilmente o poder da destruição nas fachadas de prédios antigos e no meio da rua com várias luzes quebradas e vidros espalhados pela calçada.

Senti hoje as 8:21h outro forte tremor de terra dessa vez estando no 11º andar de um edifício! E como balançava o prédio.

Estradas interditadas, não se pode ir a praia, não se pode ir ao sul, não se pode pegar um voo.

Aeroporto fechado, celulares que quase não funcionam, volta as aulas adiadas por uma semana, supermercados com filas gigantescas, assim se encontra a cidade de Santiago.

Mesmo com tudo isso estamos muito bem em comparação a outra metrópole chilena: Concepción! Lá tenho amigos e depois de 2 dias ainda não consigo contactarlos porque siguem sem sinal telefônico e obviamente sem internet. Angustiante a espera que tenho em falar com todos eles. Lá também é onde está a sede da minha ONG e minha chefe me ligou hoje me dizendo que não voltaremos ao trabalho até quando consigamos contactar-los.

Logo depois do terremoto também veio um maremoto que devastou vários povoados. Imaginem você acampando e de repente se levado por uma onda gigante.

Parece que tudo estava melhorando quando agora uns ladrões assaltaram uma casa. Dois tiros escutei e os policiais estão buscando eles de casa em casa. Tem vários policiais por aqui e a noite vai ser longa.

Não vou me alongar no post e detalhar tudo o que passou com fotos, mas se tiverem curiosidade sugiro visitarem o blog de outra amiga brasileira que vive em santiago: http://www.sanmarinaensantiago.blogspot.com/ ou entrarem nesse site: http://www.terra.cl/actualidad/especiales/2009/minuto_a_minuto/

Se o objetivo do post era assustar a todos acho que consegui haha Mas falo que tudo está bem! Nada comigo nem com a casa aconteceu nem com as pessoas de Santiago, agora é esperar notícias dos amigos de Concepción.

Deixo abaixo alguns vídeos para saberem um pouco mais o que sentimos todos os chilenos. Me sinto chileno porque desejo toda a força do mundo para este belo país com pessoas que me encantam.




FUERZA CHILE!

ps: próximo post en español y con imágenes alegres de mi viaje a Pucón =) pronto postearé!

Rafael Sousa

3 comentários:

  1. Amigo!!! que dor me da ler este post ... todo o que esta acontecendo com meus amigos chilenos é muito triste ... mas como disse para eles, tenho toda a confianca de que ese pais vai melhorar logo!! eles tem um plano de pais, e estao trabalhando duro, vamos confiar!! Beijocas Grandes

    ResponderExcluir
  2. ahh lindo... mts emoçoes juntas posso imaginar, mas é isso aí, vamos rezar e esperar que as coisas vao se ageitando.. estamos juntos nessa, estou aqui pra oq precisar, bjo grande
    e força chile!!!

    ResponderExcluir
  3. Peregrinação de tristes acontecimentos da humanidade em sua evolução!

    ResponderExcluir