30 de abril de 2010

Mendoza - ARG again!

. Já estamos quase em maio e maio para mim vai ser um mês corrido, importante e que simbolizará uma mudança grande.
> Hoje 30/04 termino meu trabalho na ONG;
> Quarta 05/05 começo minha última viagem no Chile (a data depende se o Corinthians passa para as quartas da Libertadores);
> Domingo 16/05 chego a Brasília depois de mais de 120 dias fora;
> Domingo 23/05 chego a São Paulo para uma nova vida e com um trabalho desafiante!

. Ya estamos casi en mayo y mayo para mi será un més que pasará muy rápido, aparte que será importante y el més en que me cambiaré en definitivo a São Paulo (no San Pablo =D).
> Hoy 30/04 termino mi trabajo en la ONG;
> Miércoles 05/05 empiezo mi última viaje en Chile (la fecha depende si mi equipo Corinthians pasa a la próxima fase de la Copa Liberadores, pues así jugará en Chile);
> Domingo 16/05 llego a Brasília después de más de 120 días fuera;
> Domingo 23/05 llego a São Paulo para una nueva vida y con un trabajo desafiante!

. Mas antes de voltar ao Brasil, vamos falar sobre uma das melhores coisas de se fazer um intercâmbio: viajar!

. Pero antes de volver a Brasil, hablemos de una de las mejores cosas que uno puede hacer en un intercámbio: viajar!

. Não satisfeito do tratamento meia-boca que recibi das pessoas de Buenos Aires, fui ver se todos os argentinos eram assim e fui a Mendoza que fica a 6h de Santiago. Já queria ir a Mendoza há algum tempo mas deixei para ir o mais tarde que podia para tentar ver mais neve na cordilheira e se for pensar nisso me dei mal: primeiro porque viajei de noite de ônibus e segundo porque quase não havia neve! Mas tirando isso a viagem foi excelente.

. No satisfecho con el tratamiento más o menos recibido en Buenos Aires, fui a ver si todos los argentinos eran asi y resolvi ir a Mendoza que queda a 6h de Santiago. Ya queria ir a Mendoza hace algún tiempo pero dejé para ir el mas tarde que podria porque queria ver más nieve en la cordillera pero cuando pienso en eso no fue tan inteligente así: primero porque viajé de noche en bus y segundo porque casi no habia nieve! Pero igual el viaje fue excelente!

. O trajeto em si é espetacular. Viajar de ônibus em primeira classe (coisa que aqui não é para rico) e dormi vendo um céu estrelado (o Chile é o lugar do mundo onde se tem os melhores observatórios astronômicos do mundo) e de vez em quando ver neve passando por várias curvas fechadas e com precipícios enormes (lembrem-se que a viagem é pela cordilheira) é algo que vale muito a pena. A parte mais sofrida da viagem é na hora de passar pela imigração. Todos temos que descer em plena madrugada e em um frio que beira os zero graus para carimbar o passaporte e revistar toda a bagagem. E as polícias da Argentina e do Chile ficam no ponto mais alto da cordilheira e sem calefação nenhuma (a do Chile pior que é muito demorada).

. El trayecto por si mismo es espectacular. Viajar en bus en primera clase (algo que en Chile sale muy barato si comparado a Brasil) y dormi viendo un cielo estrellado (Chile es uno de los lugares del mundo donde hay los mejores observatórios astronómicos del mundo) y ver nievo a veces pasando por várias curvas peligrosas (acuerdense que el viaje es por la cordillera) es algo que vale mucho la pena. La parte más sufrida es en el momento de pasar por la aduana. Todos tenemos que bajar y soportar el frio de la madrugada que se acerca a los cero grados. Aparte que las aduanas de Chile y Argentina quedan en el punto mas alto de la cordillera y que no hay calefación alguna (la de Chile peor pues tarda mucho más).

. Enfim, serve como história para a vida...e depois de 7h de viagem chegamos a Mendoza che! Viajei com um grupo grande, éramos 9 pessoas de diferentes nacionalidades: Brasil (2), Colômbia (3), México (1), Polônia (2), Turquia (1).

. En fin, sirve como história para la vida...y después de 7h de viaje llegamos a Mendoza che! Viajé con un grupo grande, éramos 9 personas de diferente nacionalidades: Brasil (2), Colómbia (3), México (1), Polónia (2), Turquía (1).

grupo da viagem / amigos del viaje

. Mendoza é uma cidade em que eu moraria depois dos meus 40. Cidade tranquila, com vida dia e noite além de ter lugares bem bonitos e perto para se visitar e o mais importante: com pessoas extremamente simpáticas! Já tinham me falado que os argentinos (excluindo os de Buenos Aires), normalmente, são muito simpáticos e lá eu comprovei que de fato é.

. Mendoza es una ciudad en que yo viviria después de mis 40. Ciudad tranquila, con vida día y noche aparte de tener lugares muy bonitos cercanos para visitar y el más importante: con personas extremamente simpáticas! Ya me habian dicho que los argentinos (excluyendo los de Bs As), normalmente, son muy simpáticos y estan en Mendoza vi que es verdad =)

. Não tivemos tempo para conhecer a cidade em si porque viajamos por 2 dias somente, a única coisa que eu fiz foi comprar um óculos escuro e dois livros (bem baratos na Argentina) que já estou lendo: O Símbolo Perdido de Dan Brown...já que é impossível correr com este frio o jeito é ler!

. No tuvimos tiempo para conocer la ciudad porque viajamos sólo por 2 dias. La única cosa que hice fue comprar lentes de sol y dos libros (muy baratos en Argentina) que ya lo estoy leyendo: El Símbolo Perdido de Dan Brown...ya que es imposible correr con este frio lo que me queda es leer!

. Então comprados os tours e no sábado a tarde fomos fazer um dos passeios mais recomendados em Mendoza: "Cycling by the wine roads". Sensacional! Você pega uma bike e sai com um mapa pedalando até chegar em vinhas, fábricas de azeite, chocolate e tudo com degustação! Passamos como 4h entre visitas, pedaladas e com bastante história para contar!

. Entonces compramos los tours y el sábado fomos hacer uno de los paseos más recomendados en Mendoza: "Cycling by the wine roads". Sensacional! Uno toma una bici y sale con un mapa peldaleando hasta llegas a las viñas, fábricas de aceite, chocolate y todo con degustación! Pasamos como 4h entre visitas, pedaleadas y con harto que contar!

o guia turístico / el guía turístico
Wojtek amigo polonês/polaco

follow me
galera do passeio / amigos del paseo
thanks Wotjek for the photo!

chegada na primeira vinha / llegada en la primer viña
o.O
conheço essa música...conozco a esa música
amiga colombiana Natália

começando o tour pela fábrica de azeite
preparando Absinthe, bebida que é puro álcool
descansando para a volta

. Sábado a noite por incrível que pareça não rolou festa, ficamos no hostal conversando e bebendo porque estávamos muito cansado por causa da viagem na noite anterior e do passeio de bicicleta e outro detalhe é que a festa na Argentina começa como as 1h ou 2h da manhã e como o outro tour saia as 7:15h achamos melhor 'ficar em casa'.

. Sábado de noche no salimos a carretear, nos quedamos en el hostal conversando y bebiendo porque estábamos muy cansados por causa del viaje de la noche anterior y del paseo de bicicleta. Otro detalle es que el boliche en Argentina empieza como a las 1h o 2h de la mañana y como nuestro tour saldria a las 7:15h pensamos que era mejor 'quedarnos en casa'.

cansados? naaaaaa!
. Domingo então tivemos o dia cheio de 7h as 18h em um passeio que visitamos desde lugares históricos como Puente del Inca, Cristo Redentor, lugares de guerra utilizados pelo exército e outros, com direito a uma parada para tirar fotos e admirar a montanha mais alta do hemisfério ocidental: Aconcágua.

. Domingo tuvimos el día lleno desde las 7h hasta las 18h en un paseo en donde visitamos desde lugares históricos como el Puente del Inca, Cristo Redentor, lugares de guerra utilizados por el ejército argentino y otros, con derecho a una parada para sacar fotos y admirar la montaña más alta del hemisfério ocidental: Aconcágua.

. Bom a fotos abaixo dirão muito do que foi o passeio e antes de terminar o post, duas coisas:

1) o ônibus quebrou na volta! então tivemos que esperar 3h em cima da Cordilheira em um frio desgramado até chegar o próximo;
2) provavelmente esse será meu penúltimo post antes de voltar ao Brasil e talvez eu vá de novo a Argentina haha.

. Bueno, las fotos abajo dirán mucho sobre lo que fue el paseo y antes de terminar el post, dos cosas:

1) tuvimos que cambiar de bus en la vuelta! entonces tuvimos que esperar 3h en la cordillera en un frio insoportable hasta que llegue el próximo bus;
2) probablemente este será mi penúltimo post antes de volver a Brasil y tal vez yo vaya de nuevo a Argentina =D

Enjoy the photos!
Hostal Mendoza Inn
Eloisa (mex), Rafa (bra) e Natália (col)

esquerda Argentina, direita Chile

é, neve queima a mão...

ó o Acongágua ali!
pulo no Aconcágua
good photo!

será um urso? / será un oso?

calefação ajuda!

parece o Marcus Vinícius (vulgo pança) hahaha

Vídeos da viagem / Vídeos del viaje: aquí

Mais fotos / más fotos: aquí