2 de janeiro de 2010

...e se foi 2009, 2010 chega mais!


Salve salve galera!

Depois de pouco mais de 2 anos trabalhando no escritório da AIESEC chegou a hora de fazer o meu intercâmbio, de morar fora de casa, fora do seu pais e na casa de pessoas com uma cultura bem diferente da minha.

O extranho é que em setembro de 2007 eu entrei na AIESEC justamente para fazer um intercâmbio para o Chile e somente agora, 2 anos depois que o consegui, talvez não o tipo de intercâmbio que queria inicialmente, mas para o país que eu queria e na época certa da minha @XP (do meu estágio na AIESEC). Para os amigos que leem esse blog que são de fora da AIESEC, não, não é tão lento assim o processo de fazer intercâmbio, é que a organização é muito maior do que eu pensava e a cada dia se torna maior ainda, mas enfim, isso é outro capítulo e talvez seja um post a ser bem escrito no final do meu intercâmbio!

Farei abaixo um resumo sobre o meu intercâmbio com algumas perguntas chaves em uma entrevista entre eu e eu mesmo.

> Quando você viaja?
  • viajo no dia 14/01/10 (caraca, já estamos em outra década!) a Santiago de Chile para um intercâmbio de mais ou menos 14 semanas sem data exata para voltar, mais ou menos em maio.

> Aonde trabalhará?
  • vou trabalhar em uma ONG chamada "Fundación Tierra Esperanza" (www.tierraesperanza.cl) que é uma das maiores ONGs do Chile e trabalha na ajuda a crianças e jovens que estão em alguma situação de desamparo social, oferecendo a eles condições de reintrodução a sociedade. A ONG trabalha com vários projetos, sendo um deles proejto chamado de "Tratamento Consumo de Drogas", e é neste projeto em que irei trabalhar. O mais legal é que vou trabalhar fazendo toda a análise estatística (até então tende a zero) para que se melhore a trabalho e consequentemente tenhamos uma porcentagem maior de jovens reabilitados. Em resumo: trabalho social, estatística e ainda pago!! maravilha alberto

> Já tem lugar aonde morar lá?
  • sí! Para os AIESECos de Brasília, vou ficar na casa do nosso ex-trainee chileno Carlos durante o primeiro mês. Esse é um dos momentos em que eu de novo me deparei com uma frase que a minha querida coach de finanças me dizia sobre o que foi mais importante da AIESEC para ela: "network, os amigos que você faz". Dentre os bons amigos que fiz aqui dentro, o Carlos foi um deles e retribuirei a gentileza dele sendo um bom anfitrião (bom, já puxei o saco! =P).
> E quais são as suas expectativas para o intercâmbio?
  • Bom, são muitas as expectativas mas vou listar aqui as principais:
  1. BACHAREL EM ESTATÍSTICA > depois de me formar será a primeira vez que vou trabalhar com estatística e espero corresponder ao que a ONG espera de mim;
  2. TURISMO > vou ter o privilégio de estar em um país muito diverso e em uma cidade muito bem localizada, então sempre que puder estarei viajando!;
  3. NETWORK PROFISSIONAL > tentarei fazer o máximo de contatos;
  4. AMIGOS > conhecer o máximo de pessoas dentro e fora da AIESEC;
  5. FUTURO > espero voltar do Chile com algo certo para o meu futuro, seja dentro ou fora da AIESEC, talvez essa seja a expectativa mais difícil.
Essas são as principais expectativas do meu intercâmbio, mas também tenho outras bem pessoais como: escalar ao menos dois vulcões; ir a Punta Arenas; fazer um mochilão ao final do meu intercâmbio etc etc...

Falei acima um pouco das minhas expectativas/sonhos que tenho para o meu intercâmbio, e me vem a cabeça os mesmos sonhos que eu tinha há exatamente 1 ano atrás, quando no dia 5/1/9 começava o meu trabalho como Diretor Financeiro da AIESEC em Brasília.
2009 foi um ano de muito crescimento para mim, talvez um primeiro semestre de muito crescimento profissional e um segundo semestre de muito crescimento pessoal (auto-conhecimento). E foi exatamente nesse ano que eu conheci algumas pessoas que vou levar por muito tempo na minha vida, foram 6 em que lideramos uma organização de 100 pessoas por 1 ano e "perdemos" noites, fins de semana, saídas com família, amigos...mas o que fica na memória mesmo são os momentos em que passamos juntos. As brigas, as brincadeiras, as reuniões, as conferências, as festas, os team days etc.

Obrigado Ornelas, Bella, Amanadinha, Mayko, Marcelinha e Bibilsda pelo ano de 2009! Desejo um 2010 com muito sucesso para vocês e contem comigo para tudo. Se quiserem marcar alguma reunião para este ano, bjomeliganochile!
Em homenagem ao EBão fiz esse vídeo que simboliza o fechamento de um fase para mim e o começo de outra. (YouTube)


Enjoy e nos vemos en Chile =)



pd: a los latinos les prometo que el próximo post será en español también


Rafa Fontes

20 comentários:

  1. Bom, acho q o comentario q tentei postar antes não chegou devido a porcaria da minha internet q nunca funciona bien!
    então....fico feliz por vc Rafa...é uma grande conkista, uma realização, uma vitória esperada faz 2 anos e me alegro por tí!!O chile é mto massa, embora as pessoas não sejam as melhores e as mais bonitas por lá jajajaj...mas seguro q vas amar...desenvolvimento fora de série, paidagens lindas...tens q ir para o Osorno/puertovaras, o villa rica en pucón y bariloche na argentian, cuja travessia é fei do Chile en Puerto montti!!![
    inveja totaal, aproveite seu tempo no Chile
    meus melhores desejos
    abraços do recifense,
    Renatto

    ResponderExcluir
  2. Que onda el comentario de tu amigo!!!!!
    0% Multiculturalmente sensible

    ResponderExcluir
  3. Muito tri teu blog, Rafa!! Enjoy the ride!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Rafa!!
    Bom X pra vc =D
    Q tu realmente consiga aproveitar bastante ele, q seja um excelente aprendizado, tanto profissional quanto pessoal!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Rafaaaaaaaaa...
    foi Bão demaaaas!
    tudo que agent viveu e aprendeu JUNTOS!

    Eu sempre a mais durona, me emocionei mto com o video!
    Aquela familia que tanto falamos no inicio finalmente se formou, mesmo com todas as diferenças;
    e mais que isso, esse nosso relacionamento vai pro resto da vida!!!

    Conta comigo sempre!!!
    Aproveita muito o chile! Não esquece da gente!
    e VOLTA!!! pq voce vai fazer muita falta aqui.

    MEU MCVP FI 2010/2011

    AMO!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Rafinha, eu li todo o post, muito interesante e fico contente por voce!, lembra que conta comigo pra cualquer cosa que voce precise, e nao esqueza de trazer os zapatos que a gente comprou pra subir os volcaes! rsrs. AHHH e pra o teu amigo que falou que chile e massa embora as pessoas nao somos as melhores nem as mais bonitas... melhor nao falo o que ia dizer pra ele rsrs ma e muito ignorante falar isso. Ta bom meu amigo, um abrazo grande ! esta muito legal o teu blog!
    Marycita (CHILENA DE CORAZON)

    ResponderExcluir
  7. Rafaaaaaaa!!! que lindo post!! e que bom que você esta finalmente vindo para Southern Cone!!! viu como estas coisas sao ... todo finalmente acontece do jeito que queremos que aconteca ... a minha historia foi tao parecida a sua!!! só que no brasil! rsrsrs Vamos encontrar logo no Chile!!!! Beijocas Grandes e Parabens pela sua linda experiência!! Ale (A Garota Portenha)

    ResponderExcluir
  8. muito legal rafa... aproveita seu exchange... grande abraco!..

    ResponderExcluir
  9. Hit the Road, Jack!
    Doidão, se me permite um conselho de que já passou por tudo isso é: Nunca diga não!!
    Aceite cada convite, cada oportunidade que lá lhe fizerem! Seja para uma festa na PQP, um jantar de comida indiana, ou um passeio saindo as 5 da manhã!
    Váaaa!!!
    O trabalho será legal, mas o que mais vale a pena do X são as pessoas que vc conhecerá e os momentos que viverá!

    "Aproveite o Dia"

    ResponderExcluir
  10. Boaaaa Rafa!

    Meu velho. Belo começo de blog hein! =)
    Querido, desejo a ti todo o sucesso do mundo. Tu merece demais. FOi um grande parceiro até agora em minha gestão, te devo muito mesmo.

    Conte sempre comigo. Apenas comigo, com meu time não porque no ano do Centenada do Timão, só vai dar tricolor. HASUhasahsus

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Rafinha, fico muito feliz por você.
    Te desejo toda felicidade do mundo e que você alcance todos os seus obejtivos. ;D

    Agora só tenho a dizer: Viva la Chile! haha

    besos rafito*

    Lisnara Maria

    ResponderExcluir
  12. Rafito!

    Ahh, que delícia ler sobre as suas expectativas para o seu exchange. Desejo todo o sucesso para vc. Foi BÃO d+ dividir esse ano com você, sempre tão determinado e um companheiro super divertido. Infelizmente não estaremos tão próximos na jornada desse ano de 2010, mas eu estarei sempre aqui :).
    Te adoro deeeemáas.
    Bibilsda

    ResponderExcluir
  13. Hola lindo!! cómo va???
    acá te dejo saludos desde Chile tu próximo hogar jeje
    Te estamos esperando muy motivados y con ganas de pasarlo genial!!
    Muchos saludos y cariños!!
    Espero que me enseñes a bailar samba jeje
    Besitos!!
    Ángela VPOGX LC SANTIAGO.CHILE

    ResponderExcluir
  14. Vai com tudo Fontes! Eu quase fui pro Chile também mas não deu certo. Mas estou contando que em breve vou visitar este país maravilhoso! Grande abraço e se joga!!! Ah, quero ver seu blog bombando com detalhes da sua viagem!

    ResponderExcluir
  15. bueno mi rafiiinha....y osorno cuando? clarooo mucho paseo por aqui y carretes por alla pero y osornito? jejej
    naah jeje que bueno que las este pasando bien por esos lados...
    aproveche al maximo no mas...carretee harto jeje no coquetee mucho jej ...naa rafinha en serio...te deseo el mejor de los existos en tu estadia!

    pero oosornito cuando pues? jaja re cargante
    ...en too caso ia sabe que aca sere io su guia turistica jeje

    besitos!!

    ResponderExcluir
  16. E aíi meu velho!! eheheh que bom que tá dando tudo certo por aí! Eu imagino que a correria só tende a aumentar. Aproveita bastante!! Chegando aqui vamo comemorar ehhehe! Abraço na chupetinha! kkkkk

    Junior!

    ResponderExcluir
  17. asi que ayudandole a los turistas a ubicarse? jeje
    que bueno que estes disfrutando...pero como duerme solo 4 noches en su casa y llego hace dos semanas?? jajaj

    bueniiismo esta blog rafita!!
    aaaah y metallica!! wooow!! estuve viendo tus videos...se me paraban los pelitos...que genial debe haber sido estar ahi!!
    que envidia!!

    besos rafi!!
    y sigue asi!!

    ResponderExcluir
  18. Primoooo , a quanto tempo...nunca mais a gente se viu! mas adoru vc viu...

    Boa Sorte ,se cuida !

    Xeru
    Karol Fontes

    ResponderExcluir
  19. Rafaaaaaaaaaaaaaa
    Espero que vc esteja vivendo uma experiencia maravilhosaa!!
    Saudaaades!

    Beijaooo

    ResponderExcluir